top of page

Revisado por: Ayla Viana

Você conhece a DFA?
“Muito antigo pra ser novo, muito novo pra ser clássico."
por: Isaac Guerreiro
 
 

A DFA nasceu nos anos 2001 com o surgimento da cultura hipster, o ápice da Internet e um cenário de festas dançantes e ensurdecedoras em Nova York. James Murphy, Tim Goldsworthy e Jonathan Galkin se juntaram e resolveram abrir uma gravadora. James era engenheiro de som e juntamente com Tim resolveram fazer suas próprias festas e um soundsystem bom o suficiente pra fazer orelhas sangrarem. Em pouco tempo parecia que todos os olhos se voltaram para cenáriodance-punknova-iorquino e se perguntavam porque aquilo estava acontecendo ali e agora.

 

      O choque veio em julho de 2002, com "Losing my Edge", o primeiro e icônico single da banda LCD Soundsystem. A letra fala um pouco da historia do próprio James Murphy, irritado com a popularidade que suas bandas antigas prediletas passarem a se tornar ícones pra garotada por conta da ascensão da internet. A crítica era, de que adianta esses garotos saberem o nome de cada membro, de cada boa banda, entre 1962 e 1978, se não sabem o que querem?

 

           A DFA nesses 12 anos já produziu 141 singles, 36 álbuns e 6 coletâneas. Parece pouco mas é um numero assustador se levar em consideração a quantidade de hits que eles emplacam todo ano e o tamanho real da gravadora, tanto no quadro de funcionário quanto no espaço físico que eles tem. Realmente o catálogo de bandas deles é incrivelmente bom, sem frescuras.

 

         Esse ano a DFA fez 12 anos e lançou um mini-documentário juntamente com a Red Bull Music Academy. Dá pra conhecer mais a historia do gravadora, das bandas e todo o contexto. Então conheça melhor a DFA Records e aproveite.

 

 

Isaac Guerreiro

 

 

Veja o mini-documentário abaixo:

Resenha:

bottom of page