top of page

Cartas do Cartas #2

Gustavo Queiroz:
Interesses: Comunicação, Internet e Criatividade

Cartas do Cartaz é um espaço para os conteúdos feitos pelos criadores do site Cartaz Branco.

Aqui você encontrará a opinião deles sobre qualquer assunto.

Profissionalização do YouTuber no Amazonas é possível?
Conheça o Mapinguari Criativo

 

 

Hoje já faz parte da cultura de muita gente abrir o site YouTube para ver os vídeos que estão em destaque no dia, para se informar, escutar uma música ou rir um pouco. Isso fez com que muitos canais na plataforma se tornassem realmente a profissão dos criadores do conteúdo, e assim gerando vídeos melhores e mais interessantes.

Em 2012, começou o meu interesse pelo YouTube e toda sua produção cultural e de entretenimento. Confesso que nos anos anteriores, não usava a plataforma digital para fazer outra coisa a não ser ver clipes de minhas bandas favoritas. Meu interesse foi tanto, a ponto de realizar um trabalho acadêmico sobre site e todo seu poder de divulgação artística. Inclusive, no início do Cartaz Branco, a proposta também era ajudar pessoas da região interessadas em fazer conteúdo para o YouTube (e continua sendo, amigão).

 

 

Em algumas regiões do Brasil, existem pessoas que dedicam seu tempo exclusivamente aos seus canais no YouTube, e vivem disso como em um programa de televisão, onde também têm patrocínios de anunciantes e lucratividade pela audiência, só que de forma totalmente independente. No Norte, alguns tentam alcançar passos mais largos, e como na maioria dos casos dos YouTubers, os canais são hobbies que podem, sim, ser fonte de renda. Mas a pergunta é: A profissionalização do YouTuber é possível, na região Norte?

 

De uns tempos pra cá, vejo alguns canais se destacando e até conseguindo “viralizar” alguns vídeos, ponto crucial pra crescer no YouTube. O Mapinguari Criativo criado por Breno Bigi, por exemplo, é um canal onde os esquetes recentes deram um ‘boom’ na minha cabeça (a ponto de fazer esse texto). O canal é descrito como: “Vídeos para a WEB, na Amazônia, com manauaras, índios e caboclos, na floresta ou na bela metrópole que é Manaus”, um conceito bem regional e, diga-se de passagem, sensacional. Fazer com que o manauara se identifique através da Internet usando humor e o YouTube, é algo propício para agradar.

 

Respondendo a pergunta: Sim, é possível ganhar uma grana com o YouTube aqui também! Como em qualquer profissão, basta a dedicação e inovação. No caso do Mapinguari Criativo, a identificação dos Amazonenses para com os vídeos deixa o material mais interessante. Agora basta todo aquele trabalho que resto do Brasil já estão tendo, mostrando aos anunciantes das mídias tradicionais, que a Internet também é lucrativa e é algo para se investir. Afinal, tem neguinho que passa mais tempo vendo vídeo no YouTube, do que vendo TV por aí (Meu caso).

Meu vídeo favorito. Uma parceria com o canal Um Homem e Meio:

O "viral" do Mapinguari:

bottom of page